Elas são inevitáveis, devemos está sempre preparado para que caso as crises apareçam em algum momento das nossas vidas. No entanto, ao tratarmos de uma empresa, ou melhor, das redes sociais da mesma, saberiam como gerir? Neste artigo, vamos abordar sobre como gerir crises em redes sociais e como as prevenir, também.
As empresas, em geral, tendem a passar por muitas crises ao longo da sua trajetória e atualmente, nas suas redes sociais, acontece o mesmo. Saber como prevenir, gerir e resolvê-las é um grande passo para evitar confusões e futuras preocupações.
As crises “online” refletem muito na imagem do seu negócio, entender sobre e aceitar que a imagem da sua empresa, é a alma do seu negócio, faz com que estejas um passo a frente dos seus concorrentes. Pequenos incidentes podem resultar-se em repercussões negativas nas suas redes sociais. Isto é, um comentário mal posto, postagens preconceituosas, escândalos atrelados a sua marca ou pessoa, são uma das situações que atribuem para ao surgimento da crise.
Entretanto, costumamos a dizer que a ‘internet’ é uma terra sem lei, comentários mal interpretados é um dos fatores que mais causam as crises nas redes sociais. A propagação da mensagem, ganha uma velocidade muito rápida quando ela é posta. A quantidade de gostos, comentários e compartilhamentos, resultam-se no alcance de pessoas em que atingiram. Imaginas que, se a mensagem em que propaga possui um teor negativo, devido a este rápido engajamento é algo difícil para conter e resolver. Ou seja, o planeamento estratégico é de suma importância para todas as ações e sentidos.
Os efeitos de uma crise em redes sociais, podem ter uma duração longa e árdua, pois, tudo que veiculamos na internet, há uma probabilidade a ficarem ativos por muitas horas e até dias.
Evitem as crises, sigam as dicas!
- Saibam que trabalhar na ‘internet’ não é pensar somente em si, devem pensar em todos, afinal, o que queremos é que o seu conteúdo, atinja o maior número de pessoas, no entanto, devem enfatizar que essas pessoas são diferentes, cada uma com as suas crenças e costumes, ou seja, quando forem fazer uma postagem, reflitam as diversas formas de interpretação daquela mensagem que atrela no seu perfil e imagem.
- Mantenham a distância da sua marca com assuntos escandalosos e desnecessários Tenham conhecimento do seu público e também dos que pretendem atingir. Se te traz dúvidas, peçam opinião de quem é especializado no assunto ou, deixem para outro momento.
- Realizar um planeamento rigorosamente alinhado com a sua equipa, também evitam controversas. Tenham treinos para que todos saibam lidar com situações inesperadas e indesejadas.
Juntos crescemos!